Estimados colegas, esta semana decidi não publicar um artigo e, em vez disso, fornecer um teste para que vocês possam fazer uma primeira e rápida autoavaliação da eficiência da gestão da exportação.
Exportação: – custos + lucros
(Laboratório de exportação: diagnóstico e soluções)
As perguntas a seguir fazem parte de um projeto meu que considera 100 perguntas para fazer uma “tomografia” de como está sua exportação.
Pode ser que, a partir das respostas que vocês derem, possam planejar alguma mudança na forma de gerir a exportação, permitindo reduzir erros, custos, tempo e riscos.
Como aplicar o diagnóstico “Export Check-up”: Para cada pergunta, é solicitado que você dê uma nota de zero a três. Marque:
- 0, se não realizar alguma atividade ou ação referente à pergunta.
- 1, se realizar a atividade ou ação referente à pergunta de vez em quando.
- 2, se realizar a atividade ou ação referente à pergunta de forma metódica, completa e satisfatória.
- N.A., se não se aplicar ao caso da sua empresa.
Por exemplo, na pergunta n°4: “Você realiza a pesquisa, registro e monitoramento da sua marca nos países onde exporta?”
Se você nunca se preocupou em fazer pesquisa, registro e monitoramento da marca em nenhum mercado onde exporta, não há dúvida: sua nota é 0.
Se, em alguns países, você fez isso e em outros não, ou seja, se sua preocupação com o tema foi esporádica e não regular, então marque 1.
Por outro lado, se você metodicamente realizou uma pesquisa prévia, registrou a marca e a monitora em todos os países onde vende, então marque 2.
(Claro que, se você exporta componentes simples ou produtos que já levam a marca do cliente final, ou qualquer outro motivo pelo qual a marca não representa um valor agregado para você, marque n.a. (não se aplica)).
Todo o diagnóstico é baseado em nosso método P.I.M.E., ou seja, uma avaliação nos quatro pilares fundamentais para o sucesso da exportação.
- A decisão de internacionalizar-se foi consequência de um planejamento para o desenvolvimento de inovação e crescimento da empresa?
- Você investiu nos últimos três anos em máquinas e equipamentos de produção?
Você conhece as principais plataformas online (como Trade-Map ou Market Access Map, Global Trade Helpdesk, Connectamericas, Fita, Iucab, Datasur, Iberinform.es, Potential market) para identificar um possível importador para o seu produto?
Você realiza a pesquisa, registro e monitoramento da sua marca nos países onde exporta?
Sua rede de distribuição garante cobertura geográfica do mercado, da gama de produtos e dos segmentos de aplicação dos produtos?
Você verifica semestralmente a rentabilidade do mercado, segmento, produto e tipo de cliente?
Você avalia, antes de preparar uma oferta, qual é a estrutura de custos de importação e comercialização no país de interesse?
Você costuma monitorar as flutuações da taxa de câmbio no país importador e/ou eventuais mudanças nos custos de importação?
Você verificou se, efetuando alguma alteração no produto, ele poderia se enquadrar em uma classificação tarifária mais conveniente para o importador?
O desenvolvimento do produto e da embalagem considerou a influência que o custo da logística pode ter para chegar aos mercados externos?
Que tal? Como você se saiu?
Se você não conseguiu marcar 2 em todas as perguntas, é bom começar a se preocupar, pois este método contém 100 perguntas nas áreas de: Atitude, informação, produto, comunicação, estrutura de exportação e Engenharia de preços.
As perguntas que você acabou de examinar foram selecionadas “ao acaso” entre as 100 perguntas do método de diagnóstico para a qualidade da exportação.
Espero ter provocado uma reflexão sobre possíveis melhorias na gestão das exportações.
Deseja aprofundar seus conhecimentos e transformar sua estratégia de exportação?
Descubra insights valiosos e práticas eficazes no livro “O Exportador – Construindo o seu projeto de internacionalização“.
Aproveite esta oportunidade para aprimorar sua gestão e alcançar novos mercados com confiança. Compre agora mesmo e dê um passo decisivo rumo ao sucesso internacional!
Para conhecer o livro “clique aqui“.
Se você precisa fazer um diagnóstico para descobrir onde e como reduzir custos, riscos, barreiras e aumentar a rentabilidade de sua exportação, entre em contato agora mesmo, CLICANDO AQUI!.